quinta-feira, 9 de junho de 2016

Cerveja Bohemia é sucesso até nos comerciais

 A campanha publicitária da Cerveja Bohemia revela o verdadeiro sentido da cerveja premium e saborosa fabricada em Petrópolis. Não temos mulheres estereotipadas como objetos de conquista nem apelo sexual. Simplesmente decidimos que o melhor da cerveja não é a garota propaganda que você não terá no final de uma noite de descontração com os amigos, mas será a sensação de degustar a melhor cerveja da linha Bohemia.
  Confira o comercial.

 1ª propaganda "Bohemia, desde 1853, um absurdo de cerveja" divulgada em março/ 2013 com o lema: Bohemia, desde 1853, um absurdo de cerveja. 

Esta campanha nos rendeu quase que 1000 inscritos no canal no YouTube. Cerca de 186.709 vizualizações / 2mil likes e 52.308 views no canal Almap BBDO. Alem de uma discussão sobre o uso da figura feminina na publicidade.

Logo em seguida, continuamos com o mesmo propósito, divulgar não só a qualidade da cerveja Bohemia, mas também a importância que ela dá ao público feminino.

2ª propaganda “Bohemia. Só não mexe com a Cerveja” divulgada em 2º semestre de 2013 com o lema: não mexa com a cerveja, nem com a dona Yolanda. “Tô pegando.”

Esta segunda campanha - Só não mexe com a cerveja - publicado em outubro de 2013 alcançou 18. 447 vizualizações / 122 likes. Uma diferença gritante entre eles. E no Canal Almap BBDO,  22.479 vizualizações.

Isso nos faz refletir sobre algumas questões, como:
* Será que o tradicional terá que dar espaço para o moderno, mesmo a geração baby boomers tendo o comando parcial do poder?
* Alcançar o público alvo pode romper valores de uma instituição?
* Numa sociedade segmentada por um filtro bolha virtual, uma campanha como da Bohemia pode utilizar outros mecanismos para atingir seu público alvo ou esse sistema de informação nos impedirá de trazer algo novo?
* Uma campanha onde o respeito pela mulher é levado em conta, o público defendido não se sentiria enaltecido, gerando assim uma relação de respeito com o cliente? 
* A segunda campanha manteve o mesmo discurso, contudo receberam menos views na web. Será que o argumento da primeira foi válido e atrativo por ser diferente, mas logo foi descartado por não se enquadra no formato padronizado?

Comente aqui sua opinião. Lembre-se que, para a cervejaria Bohemia, você é muito importante. Só perder para o sabor excelente da cerveja.

8 comentários:

  1. Jacira Vieira de Melo, do Instituto Patrícia Galvão9 de junho de 2016 às 19:57

    “Há um descompasso entre anunciantes/publicitários e as consumidoras, que se veem com diferentes capacidades e sonhos, que vão para além dos corpos sexualizados, mostrados nas propagandas. Ao reforçar estereótipos, a representação feminina na publicidade opera no plano de uma ‘mulher símbolo sexual’, de uma ‘mulher ilusão’ e promove um efeito pedagógico altamente negativo sobre as futuras gerações."

    ResponderExcluir
  2. Cintia Gonçalves, da AlmalpBBDO9 de junho de 2016 às 19:58

    “A categoria de cerveja é um segmento que já utilizou e ainda utiliza muito as mulheres como tema. Mas toda vez que uma marca vai na contramão do que é o status quo de uma categoria, seja levando uma mensagem diferente para as pessoas ou mesmo rompendo com códigos e formatos já estabelecidos, a chance de ela ser ouvida pelas pessoas aumenta."

    ResponderExcluir
  3. Sérgio Esteves, gerente de marketing das marcas premium da Ambev9 de junho de 2016 às 19:59

    “O grande objetivo de Bohemia é aproximar os consumidores brasileiros do mundo das cervejas premium. Para isso, em 2013 exploraremos a nossa linha completa de variedades, bem como o nosso maior ativo: a Cervejaria Bohemia, em Petrópolis, que é uma viagem fantástica pelo mundo das cervejas”.

    ResponderExcluir
  4. O legal é que mesmo sem as gostosas os comerciais foram tomando outro rumo interessante e de altíssimo nível.
    Fantástico trabalhar com pessoas mais velhas, usando o carisma, principalmente quando o coroa usou o grande jargão da web hoje em dia, o “#chupa”."

    ResponderExcluir
  5. A comunicação deste comercial me lembra o modelo teórico de Lasswell, o qual O processo assimétrico com um emissor activo produz o estímulo e uma massa passiva que reage ao estímulo.

    Grupo MBA em Mídias Sociais

    ResponderExcluir
  6. Tintin' Titanium D-Shaving Brushes - Stainless Steel
    Tintin' 2019 ford fusion hybrid titanium Titanium D-Shaving Brushes 아이 벳 are a tecate titanium durable, non-pro-stick, non-greasy shaving ford edge titanium 2019 brush. Stainless Steel Blade & Blade Blades properties of titanium from Tintin' Titanium

    ResponderExcluir