Confira o comercial.
1ª propaganda "Bohemia, desde 1853, um absurdo de cerveja" divulgada em março/ 2013 com o lema: Bohemia, desde 1853, um absurdo de cerveja.
Logo em seguida, continuamos com o mesmo propósito, divulgar não só a qualidade da cerveja Bohemia, mas também a importância que ela dá ao público feminino.
2ª propaganda “Bohemia. Só não mexe com a Cerveja” divulgada em 2º semestre de 2013 com o lema: não mexa com a cerveja, nem com a dona Yolanda. “Tô pegando.”
Esta segunda campanha - Só não mexe com a cerveja - publicado em outubro de 2013 alcançou 18. 447 vizualizações / 122 likes. Uma diferença gritante entre eles. E no Canal Almap BBDO, 22.479 vizualizações.
Isso nos faz refletir sobre algumas questões, como:
* Será que o tradicional terá que dar espaço para o moderno, mesmo a geração baby boomers tendo o comando parcial do poder?
* Alcançar o público alvo pode romper valores de uma instituição?
* Numa sociedade segmentada por um filtro bolha virtual, uma campanha como da Bohemia pode utilizar outros mecanismos para atingir seu público alvo ou esse sistema de informação nos impedirá de trazer algo novo?
* Uma campanha onde o respeito pela mulher é levado em conta, o público defendido não se sentiria enaltecido, gerando assim uma relação de respeito com o cliente?
* A segunda campanha manteve o mesmo discurso, contudo receberam menos views na web. Será que o argumento da primeira foi válido e atrativo por ser diferente, mas logo foi descartado por não se enquadra no formato padronizado?
Comente aqui sua opinião. Lembre-se que, para a cervejaria Bohemia, você é muito importante. Só perder para o sabor excelente da cerveja.
“Há um descompasso entre anunciantes/publicitários e as consumidoras, que se veem com diferentes capacidades e sonhos, que vão para além dos corpos sexualizados, mostrados nas propagandas. Ao reforçar estereótipos, a representação feminina na publicidade opera no plano de uma ‘mulher símbolo sexual’, de uma ‘mulher ilusão’ e promove um efeito pedagógico altamente negativo sobre as futuras gerações."
ResponderExcluir“A categoria de cerveja é um segmento que já utilizou e ainda utiliza muito as mulheres como tema. Mas toda vez que uma marca vai na contramão do que é o status quo de uma categoria, seja levando uma mensagem diferente para as pessoas ou mesmo rompendo com códigos e formatos já estabelecidos, a chance de ela ser ouvida pelas pessoas aumenta."
ResponderExcluir“O grande objetivo de Bohemia é aproximar os consumidores brasileiros do mundo das cervejas premium. Para isso, em 2013 exploraremos a nossa linha completa de variedades, bem como o nosso maior ativo: a Cervejaria Bohemia, em Petrópolis, que é uma viagem fantástica pelo mundo das cervejas”.
ResponderExcluirO legal é que mesmo sem as gostosas os comerciais foram tomando outro rumo interessante e de altíssimo nível.
ResponderExcluirFantástico trabalhar com pessoas mais velhas, usando o carisma, principalmente quando o coroa usou o grande jargão da web hoje em dia, o “#chupa”."
A comunicação deste comercial me lembra o modelo teórico de Lasswell, o qual O processo assimétrico com um emissor activo produz o estímulo e uma massa passiva que reage ao estímulo.
ResponderExcluirGrupo MBA em Mídias Sociais
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